segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Dinossauros brasileiros


As espécies de dinossauros descobertas no Brasil são:
- Abelissauro: carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, há cerca de 74 milhões de anos. Media cerca de 3 metros de altura, 7 metros de comprimento e pesava entre 1,5 e 2,5 toneladas. Veja imagem ao lado.

- Amazonssauro: foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 13 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas. Esse dino foi encontrado na Amazônia e é um dos menores Saurópodes já descobertos. Esse dinossauro aparece na imagem principal do texto.

- Angaturama limai: era um dinossauro grande, podendo chegar a uns oito metros de comprimento e a pesar cerca de 1 tonelada. foi um Spinosauridae que viveu a 110 milhões de anos na Chapada do Araripe, Ceará.

- Carnossauro: viveu no período Cretáceo nas regiões onde hoje estão os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Maranhão, onde podem ser encontrados dentes fósseis.


- Dinonico: o deinonico (Deinonychus antirrhopus, do grego "garra terrível") foi um dinossauro bípede e carnívoro pertencente à família dos dromeossauros, que viveu no início do período Cretáceo. Media cerca de 3 metros de comprimento e pesava aproximadamente 75 quilogramas. Era um carnívoro feroz que caçava em bando e parente do velociraptor. Quando ele caçava, pulava sobre a presa com os braços e as pernas estendidos. Assim como o velociraptor, ele andava apenas no terceiro e quarto dedos. Veja imagem ao lado.


- Espinossauro: viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje o norte da África. O Espinossauro foi o maior dinossauro carnívoro que já existiu, com adultos medindo em torno de 15 a 18 metros de comprimento e pesando entre 6 e 9 toneladas. Era um caçador habilidoso, alimentava-se de peixes, animais mortos e, às vezes, atacava outros dinossauros. Já foram desenterrados dentes do réptil no Maranhão. A vela nas suas costas talvez captasse o sol para aquecer o sangue, ou o vento, para esfriá-lo.



- Estauricossauro: foi uma espécie de dinossauro carnívoro e semi-bípede que viveu durante o período Triássico, tendo sido, inclusive, uma das primeiras espécies de dinossauros . Media em torno de 2 metros de comprimento e pesava cerca de 30 quilogramas. Ele possuía dentes pontudos e afiados e viveu no Rio Grande do Sul. Veja imagem ao lado.

- Estrutiomimo: foi uma espécie de dinossauro onívoro e bípede que viveu durante a segunda metade do período Cretáceo. Media em torno de 3,5 metros de comprimento, 2 metros de altura e pesava cerca de 150 quilogramas. É possível que ele tenha sido um dos dinossauros mais velozes de todos os tempos. Ele viveu no estado da Paraíba.


- Guaibasaurus candelariensis: fósseis encontrados na Formação de Santa Maria, Rio Grande do Sul, do fim do Triássico.

- Mirischia asymmetrica: celurossauro terópode e carnívoro de aproximadamente 2 metros, semelhante ao Compsognathus (Europa) e ao Sinosauropteryx (Ásia). Viveu no início do Cretáceo. Fósseis encontrados na Formação de Santana, Ceará.

- Ornitisco: herbívoros de tamanhos variados, podiam ser tanto bípedes como quadrúpedes. O espécime brasileiro, recentemente descoberto, tinha 1,5 metro de comprimento e viveu há 230 milhões de anos.

- Prestosuchus chiniquensis: grande carnívoro do período Triássico, viveu há cerca de 225 milhões de anos na Formação de Santa Maria, RS.

- Saturnalia tupiniquim: foi um dos mais antigos dinossauros encontrados até hoje, tendo vivido entre 227.4 a 220.7 milhões de anos atras, no periodo triássico. O saturnalia não era um dinossauro muito grande, mas devia ser muito inteligente, como os Troodontes. Ele possuía uns 2 metros de comprimento, 1,8 metros de altura e pesava uns 20 quilogramas.

- Santanaraptor placidus: foi um dinossauro terópode (carnívoro), bípede e de tamanho modesto que viveu há cerca de 110 milhões de anos no nordeste do Brasil, mais precisamente na formação de Santana, Bacia do Araripe (CE). Calcula-se que o Santanaraptor adulto pudesse alcançar 2,5 metros. Viveu durante o período Cretáceo.

- Titanossauro: foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, entre 83 e 65 milhões de anos atrás na região da Índia. Media em torno de 15 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas.

- Unaysaurus tolentinoi: foi uma espécie de dinossauro herbívoro e bípede que viveu durante o período Triássico. Media 2,5 metros de comprimento, tinha 70 centímetros de altura e pesava cerca de 70 quilogramas.

13 comentários:

Sandra Regina disse...

Caramba!Quanto nome complicado!!!!
Adorei o Didonico!!!!!Rsrsrs...Lembra o nome do seu bisa querido Deonysio!
Ele deve estar orgulhoso do bisneto.Masmo sem ter cursado o ginasio(naquela epoca era assim que chamava da quinta a oitava serie),foi um grande pesquisador.Adorava ler colecoes sobre animais e comprava inumeros livros.Eu aproveitei bastante e herdei dele,o gosto pela leitura.
Continue trazendo pra todos essas preciosas informacoes!
Vovo ama vc!Um beijo meu numero UM!!!!!!!!

Anônimo disse...

UAU!
Que interessante!

Gui, você tem dado uma aula p/ gente que não entende nada de dinossauros!

Cada nome dificil, hein....

Escreva sempre, viu?

ps.:votei na Tartaruga!

Beijos

Gilson Santos disse...

Olá Pessoal!
Fico muito contente por saber que nosso pais esta nesta luta para informar arrespeito dos dinossauros. Tenho paixão por esses bixinhos e tenho interesse de aprender mais. Muito bom esses foruns, espero que consigam realmente alguma empresa que veja que é necessário descobrir mais. Temos tanta hístórias, basta umn insentivo. Se as empresas se juntassem, não ficaria pesado para ninguém e estariamos no topo das descobertas, Brasil grande, grandes descobertas.

Sucesso aos Panteologos.

Gilson Santos - RJ

Carlos Henrique Vicente disse...

Ficou faltando alguns outros dinos importantes como o Pycnonemosaurus nevesi. Para uma lista completa desses sáurios Pré-Históricos que viveram na região do Brasil acessem http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinossauros_brasileiros

Guga disse...

gostei muito de ver que o brasil tinha[e ainda tem] essa diversidade de animais .sempre desde pequeno gostava muitode dino ssauros desses repteis incriveis. os que eu mais gosto são aquaticos

Unknown disse...

gostei muito de ver que o brasil tinha[e ainda tem] essa diversidade de animais .sempre desde pequeno gostava muitode dino ssauros desses repteis incriveis. os que eu mais gosto são aquaticos

Kamila disse...

Olá tudo bom??

bom eu estava fazendo uma pesquisa escolar mutio legal...

e voce me sauvol amei muito util
beijoss ameiiiiii]

kamila autentico

Hugo disse...

Valeu isso vai ficar super bem na minha nova pesquisa de 4 anos

Unknown disse...

oi meu nome é Mr. Xibis visitem meu blog noticiasdomundadaweb.blogspot.com não sobre dinossauros mas é bem legal isitem!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

euuuuu amei espero q voces escrevao mais tipo eu amei eu graças a voces ja sei oq vol ser quando crescer procuradora de fosseis

Unknown disse...

eu amei

Unknown disse...

Espinossauro não viveu no Brasil ..