quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Brachiosaurus


Assistam ao vídeo do Natural History Museum em Berlim: ele mostra o esqueleto do dinossauro mais alto do mundo, o Brachiosaurus. Quem estiver na Alemanha, conheça-o por mim!


terça-feira, 21 de agosto de 2007

Tigre


O tigre é um mamífero terrestre, assustador e muito veloz.

Ele é um caçador hábil e sua pele listrada serve para se camuflar.
A pelagem do tigre tem como cor de fundo o amarelo claro, que pode variar até o tijolo. Existem tigres em que a cor de fundo é branca.

São caçadores noturnos e aproximam-se de suas presas em silêncio. Costumam viver e caçar sozinhos. Em geral, só os tigres mais velhos ou doentes atacam o homem.

A constituição dos tigres é muito semelhante com as dos leões. A única maneira de saber se um tigre é macho ou fêmea é pela companhia dos filhotes, já que apenas a fêmea cuida da cria.
Eles são tão fortes que arrastam grandes presas por longas distâncias, como um búfalo-indiano de 900 quilos, que precisaria de 14 homens fortes para arrastá-lo. Eles têm enormes mandíbulas, dentes grandes e afiados, andar macio e fortes garras. São ótimos nadadores e tem casos de tigres nadarem mais de 5 quilômetros. O tigre consegue saltar 9 metros de distância no chão.

Viviam nos países: Rússia, Sibéria, Irã, Cáucaso, Afeganistão, antiga Ásia Central Soviética, Índia, China, todo o sudeste da Ásia e Indonésia. Hoje em dia se encontram extintos de muitos países da Ásia e é um dos animais com maior risco de extinção.


Tipos de tigre: tigre-de-bengala, tigre-do-cáspio (extinto), tigre-da-china (ameaçado), tigre-da-sibéria (ameaçado), tigre-de-sumatra (ameaçado), tigre-de-java (extinto) e tigre-branco.

Comprimento: Varia de 1,42 a a 2,60 m, até a raiz da cauda. A cauda pode ter mais de 1 metro
Altura: 90 a 100 cm
Peso: 130 a 320 Kg

Pergunta: Qual é a força máxima de um tigre?

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Piranha

A piranha é um animal incrível sendo o único peixe carnívoro que caça em bando. Uma de suas nadadeiras é mole. A piranha é um peixe pequeno e fino, do tamanho da mão de um ser humano, pesando cerca de 5,0 kg. Para uma piranha viver em aquário precisa ter apenas uma espécie desse peixe e espaço livre para ela nadar. É um peixe de água doce que vive nos rios, principalmente da Amazônia. Veja no mapa ao lado os principais lugares onde esse animal vive e ataca as pessoas. Para os boiadeiros atravessar um rio precisam sacrificar um boi, distraindo as piranhas para que eles passem em segurança, dando sentido à expressão "boi de piranha".
Seus antepassados já existiam na pré-história.



É um peixe que tem a mordida com a força da mordida de um Bulldog e seus dentes são afiados e triangulares, por isso seus dentes cortam as linhas dos pescadores.

Pergunta: Quantas piranhas têm num cardume?